(11) 99626-4555
Brasil
brasil@ok.org
Por que é importante ter um supervisor kosher?

Noriel Eliezer inspeciona alimentos em uma fábrica com certificação kosher

Por que é importante ter um supervisor kosher?

Umas das questões mais debatidas entre os consumidores kosher questiona o seguinte: é possível determinar o status kosher de um alimento sem a necessidade de um mashguiach (supervisor)?

As pessoas costumam perguntar se podem determinar o status kosher de um produto não supervisionado a partir da lista de ingredientes do rótulo. O que é preciso saber para decidir por conta própria?

Esse tipo de pergunta tem duas vertentes: pode um consumidor desenvolver a base de conhecimentos necessária para identificar um artigo como kosher, sem a ajuda de supervisores profissionais? Em caso afirmativo, será que se pode fazer tal determinação a partir da lista de ingredientes?

Uma análise da produção alimentar moderna e uma compreensão da supervisão kosher ajudará a responder estas questões.

Em primeiro lugar, quantos produtos na prateleira da sua casa têm ingredientes com nomes praticamente irreconhecíveis?

Há alguns anos, os produtores dependiam somente de algumas dezenas de ingredientes facilmente identificáveis. No entanto, agora, a indústria de alimentos, cada vez mais complexa, utiliza uma gama muito maior de ingredientes, a maioria deles com nomes que só mesmo um químico ou engenheiro de alimentos reconheceria.

A pergunta que cabe agora é: o que se deve saber para analisar um produto alimentar embalado?

Uma agência de certificação profissional, como a OK Kosher, possui uma equipe de especialistas em produção alimentar, química e leis da kashrut. Além disso, a OK mantém uma enorme base de dados de ingredientes e o seu estatuto é kosher, se é produto lácteo, ou se é parve.

Os ingredientes, no entanto, são apenas o início desta resposta. Existem muitos outros fatores críticos na produção. Como esse produto foi preparado? Em qual fábrica e em qual equipamento? O que mais é produzido lá, talvez laticínios? Neste caso, o produto agora é lácteo? Como isso afeta aqueles que usam apenas Chalav Yisrael (laticínios estritamente supervisionados)

São respostas que apenas especialistas podem dar e garantir se um produto é apto para o consumo kosher ou não.

Equipamento conta muito na certificação de produtos kosher

Equipamento em linha de produção de alimentos

A preparação de alimentos kosher feita no mesmo equipamento onde são produzidos alimentos não kosher pode cancelar o seu status de kosher.

Muitos detalhes do processo de fabricação são significativos: o quão quente estava o processo de cozimento? Os alimentos são picantes? Havia algum líquido envolvido? Como esse produto foi armazenado e por quanto tempo?

Obviamente, há outras variáveis na determinação do estado kosher de um produto que um consumidor com algum entendimento é capaz de lidar sozinho. Deve haver uma supervisão ativa? Os profissionais kosher não podem simplesmente oferecer guias para facilitar a aquisição de alimentos kosher?

Para alguns ingredientes, isto pode até funcionar, por mais que muitos produtos não sejam tão simples. As culturas acidophilus (os iogurtes), por exemplo, podem ser não-kosher ou kosher-lácteos. Como essa cultura particular foi derivada? Simplesmente o rótulo não diz.

A banha, é claro, vem de animais. Mas você sabia que o ácido oleico (geralmente associado a óleos vegetais) e o ácido mirístico (matéria-prima para emulsificantes) também podem ser derivados de animais? Se algum desses ingredientes estiver presente, ler o rótulo não ajudará; temos que rastrear a fonte deles.

Muito do que nós consumimos todos os dias se enquadra nesta categoria. A cor caramelo - um corante presente em tudo, desde bebidas a assados - parece ser um ingrediente bom e inofensivamente kosher, derivado do xarope de milho ou do açúcar.

Na verdade, o ingrediente é frequentemente produzido como pó em equipamento não kosher. O soro de leite e caseína (ingredientes lácteos padrão), que também podem ser produzidos de uma forma não kosher.

Os rótulos dos produtos kosher

Suponhamos que o consumidor possa estar atualizado sobre todos os ingredientes identificados nos rótulos dos produtos. E quanto aos ingredientes que não estão identificados? Por exemplo, muitos rótulos listam "sabores" como um ingrediente. Eles são kosher?

Pode haver vários ingredientes nesses componentes de sabor, que uma empresa pode não estar interessada em revelar a sua composição, a chamada “fórmula secreta” que torna o seu produto tão especial.

E os ingredientes não listados? Há vários anos, descobrimos que os fabricantes de um popular doce suíço utilizavam um agente desmoldante não kosher, para evitar que este grudasse ao equipamento de processamento. Até hoje, ele não faz parte da lista kosher.

E quanto ao rótulo em si? Uma empresa pode mudar os ingredientes antes de ter esgotado o seu estoque de rótulos, e, claro, ocasionalmente, eles simplesmente cometem erros.

A lei permite que o fabricante tenha um prazo, antes de substituir os rótulos imprecisos. Enquanto isso, porém, a embalagem não descreve seu novo conteúdo.

Claramente, na complexa indústria moderna, há armadilhas em quase todas as etapas do caminho, entre a produção e a venda final, quando se lê a lista de ingredientes de um produto.

Por isso que nós da OK Certificação Kosher nos colocamos à disposição para certificar o seu produto, oferecendo assim uma gama maior de ofertas para o público consumidor. Com milhares de produtos devidamente certificados kosher, nunca antes fomos tão abençoados ao ver o espírito kosher permear o mundo em que vivemos!