(11) 99626-4555
Brasil
brasil@ok.org
Alimentação Kosher

Alimentação Kosher

Para que um alimento processado ou um estabelecimento seja kosher, é necessário que haja uma certificação.

As complexidades da moderna tecnologia de alimentos exigem que apenas um especialista em campo, possa atestar se um alimento é kosher.

Quando seu produto ou estabelecimento é certificado, os compradores sabem que você cumpre uma política rígida de leis alimentares, incluindo limpeza, pureza e qualidade.

O que é alimentação kosher?

As leis da Kashrut

A alimentação judaica é formada por um conjunto de regras que seguem leis rígidas no judaísmo. Essas regras englobam alimentos em si que são permitidos para o consumo, misturas permitidas e não permitidas, forma de consumo e dias permitidos para produção dos alimentos. Assim, o termo para definir a alimentação que atende essas exigências é “kosher” ou “kasher”, também com a letra “c”.

As leis da Kashrut (leis de comida kosher) são diversas e elas são estudadas profundamente pelos membros da comunidade judaica, para que nenhum detalhe passe despercebido na rotina alimentar das pessoas.

Há várias exigências especificas que devem ser adotadas, às quais chamamos de Leis de Kashrut.

Somente alguns animais mamíferos (que tenham casco inteiramente fendidos e que sejam ruminantes), além de certas aves e peixes podem ser consumidos. Mesmo assim, não são todas as partes do seu corpo que podem ser ingeridos. Sebo, por exemplo, é proibido; gordura, pode.

Também o modo de abatimento dos animais, com exceção dos peixes, deve ter supervisão rabínica.

O animal abatido não pode ter doenças e/ou ferimentos. Seu sangue deve ser todo retirado antes de qualquer preparo, esse processo é chamado shechitá

A carne não deve ter nenhum tipo de contato com leite e seus derivados. Em uma cozinha kosher, há utensílios específicos, separados para leite e para a carne (panelas, pratos, talheres etc.).

Uma pessoa que consumiu leite ou seus derivados deve aguardar ao menos uma hora para comer carne e uma refeição kosher não pode ser preparada no Shabat (Sábado), o dia sagrado de descanso para o judeus.

Já se consumiu carne, deve aguardar seis horas para poder ingerir leite ou derivados (tanto leite como carne, o intervalo é contado a partir do momento que terminou sua ingestão).

Alguns alimentos são classificados como “neutros”, parve, e podem ser consumidos tanto com o leite, como também com carne. São eles: frutas, verduras, grãos, ovos e peixe (com exceção da comunidade sefaradi que não mistura peixe e leite).

Mesmo para o alimento parve deve-se seguir algumas regras. Frutas, verduras e grãos devem ser escolhidos, limpos e passar por um processo bastante rigoroso de verificação para garantir que não haja vermes e insetos. (tolaim).

No caso dos ovos, eles só podem ser ingeridos aqueles cuja origem seja de aves kosher, como galinha e pata. Do mesmo modo, eles também são verificados, pois não podem conter mancha de sangue.

Sobre os peixes são classificados como kosher somente os que possuem nadadeiras e escamas.

Manter a integridade desses valores é a essência mais profunda do que somos.