Noriel Eliezer visita fabrica que possui certificação kosher
Os judeus são pouco numerosos se comparados ao resto do mundo, constituindo apenas 0,2% da população mundial. Mesmo assim, os alimentos kosher são mais consumidos que os não certificados. O que faz os alimentos kosher serem tão procurados e vendidos para todos os tipos de consumidores? Por que preciso ter Certificação Kosher para a minha marca?
Ter a Certificação Kosher para a sua marca é muito importante pois o produto que possui em sua embalagem um símbolo kosher, automaticamente é visto pelo consumidor com mais respeito.
Apesar de que o consumidor tem poucas informações sobre os conceitos de kashrut, ao visualizar um selo kosher ele entende que o produto está associado a regras de alta qualidade, reconhecidas internacionalmente.
Produtos alimentícios da indústria nacional, lutam há anos contra a insegurança do consumidor em relação à qualidade de seu processo de fabricação. Diversas vezes notícias sobre componentes proibidos são noticiadas.
Da mesma forma, vemos no noticiário que os índices de restos de insetos e de pelos de roedores estão muito acima do permitido em diversos produtos.
O selo kosher, pode garantir a confiabilidade esperada pelo consumidor em ambientes comprometidos com a segurança dos alimentos.
Uma pesquisa feita nos EUA aponta que os consumidores locais atribuem termos como “qualidade”, “saúde” e “segurança” à sua percepção dos alimentos que possuem certificação kosher.
Segundo este levantamento, entre os consumidores de produtos kosher, o principal motivo para eles comprarem estes produtos é a qualidade (cerca de 62% dos entrevistados afirmaram isso). O segundo motivo é a preocupação com sua saúde em geral (51%) e o terceiro argumento é sua segurança alimentar (34%).
Linha de produção de uma fábrica no Brasil: saiba por que é preciso ter certificação kosher para a sua marca?
As leis que determinam a dieta kosher estão escritas principalmente em Levítico 11 e Deuteronômio 14, entre outros textos sagrados, e são repassadas de geração em geração pelas autoridades rabínicas há milênios.
Kosher ou casher quer dizer permitido. Ou seja, para que um alimento seja permitido para o consumo de um judeu, ele deve obedecer a uma série de regras, que são as leis de cashrut.
Esse conjunto de regras está relacionado tanto aos alimentos quanto à forma como ele deve ser preparado ou processado.
Um dos princípios básicos das regras da kashrut é separar o leite da carne. Eles jamais podem ser preparados ou consumidos juntos. Isso vale para todos os derivados também.
Por isso, existe uma classificação no selo, denominada “Kosher Parve", indicando que o alimento não possui nem derivados de leite, nem de carne, ou seja, é neutro. Isso abre um grande nicho de mercado para os consumidores intolerantes e alérgicos à lactose, assim como os vegetarianos.
Ainda sobre o leite e carne, a regra da kashrut é que para ingerir carne após consumir leite, deve-se esperar uma hora. E, pelo contrário, ao comer carne, deve-se esperar 6 horas para poder consumir produtos lácteos. Todos os utensílios usados no preparo de carne e leite também são separados.
Por isso, a designação "carne" ou "parve" nos alimentos certificados kosher significa uma produção completamente separada de todos os vestígios de laticínios.
As leis de kashrut estabelecem uma lista de animais permitidos e proibidos para consumo. Os insetos são absolutamente proibidos, medidas rigorosas são tomadas para assegurar a inexistência de qualquer vestígio de insetos, pulgões e vermes nos alimentos que contém o selo kosher. Por isso, legumes, frutas, vegetais e cereais são considerados kosher, mas devem ser bem examinados e higienizados.
Tudo o que envolve a alimentação passa por uma supervisão rigorosa e por regras para que os alimentos estejam apropriados para o consumo; desde o preparo do vinho, a verificação dos ovos, dos componentes usados na fabricação dos alimentos, ao preparo dos utensílios.
De acordo com um relatório da Persistence Market Research, o mercado global de alimentos kosher está projetado para registrar uma expansão impressionante de 11,6% até 2025. O relatório afirma que o mercado será responsável por uma receita de US$ 60 milhões.
Cerca de 65% dos consumidores escolhem alimentos kosher por razões completamente não religiosas.
Consumidores preocupados com a saúde, com o rigor de qualidade da produção dos alimentos, consumidores vegetarianos, pacientes com distúrbios celíacos e intolerância à lactose na população não-judaica, deverão impulsionar o crescimento do mercado de alimentos kosher nos Estados Unidos.
Mais de 60% dos consumidores de alimentos kosher são não judeus.
A América do Norte e a Europa dominam o mercado de alimentos kosher. Adquirir a certificação kosher é uma forte estratégia para a potencialização das vendas internacionais e permitir que as empresas alcancem as oportunidades oferecidas no mercado global.
Ter uma certificação kosher pode multiplicar as oportunidades de negócios para aqueles que almejam exportar produtos agroalimentares para os EUA e outras áreas, ou seja: é um excelente diferencial para acessar novos mercados.
O selo kosher empresta seu prestígio para abrir portas e consolidar marcas ainda pouco reconhecidas naqueles mercados. É um identificador de qualidade oferecido por algumas indústrias, e uma resposta à ansiedade dos consumidores.
Embora o kosher seja o padrão alimentar religioso mais amplamente certificado, o judaísmo não é a única fé que implica orientações. Um outro nicho muito extenso de consumidores é o de muçulmanos, que são mais de 1,8 bilhões de pessoas no mundo.
Por exemplo, muitas leis, tais como a restrição a certas espécies de animais, e o abate ritual indolor dos animais permitidos, são comuns entre estes dois sistemas. Os mulçumanos de modo geral são consumidores de produtos kosher devido à limitação de produtos com certificação Halal.
Como obter um certificado kosher
Noriel Eliezer durante inspeção em uma fábrica
O primeiro passo para obter um certificado kosher certamente consiste em fazer uma pesquisa e escolher o melhor selo de certificação kosher.
Ao escolher a OK, você estará em contato direto com o nosso especialista, que fará uma visita de inspeção inicial.
Nós desenvolvemos um procedimento simplificado e seguro de certificação para a sua empresa e para certificar seu produto ou instalação como kosher, de acordo com os padrões ortodoxos, todos os ingredientes e métodos de processamento devem atender aos nossos requisitos.
Por isso, sua empresa deverá nos enviar todos os ingredientes, matérias-primas de sua fórmula e rótulos para verificação.
É aqui que vamos orientá-lo, caso necessário, sobre as diretrizes personalizadas para “kasherizar” o seu produto e local.
Após a conclusão das etapas iniciais, sua certificação contínua implicará em visitas regulares e, em alguns casos, visitas especiais de produção.
Juntamente com informações meticulosas e atualizadas sobre ingredientes e produtos, trabalharemos com você para manter o status kosher de seus produtos.
Como escolher o melhor selo de certificação kosher
Existem centenas de agências de certificação kosher em todo o mundo. Então, como você encontra a agência certa para trabalhar com você?
Tudo se resume à reputação e ao reconhecimento que uma determinada agência kosher tem no mercado. Isso determinará a aceitabilidade de seus produtos para os consumidores, que identificarão o selo registrado nas embalagens do seu produto.
A Ok se dedica a oferecer o melhor serviço possível, respeitando os mais altos padrões das leis de kashrut.
Com mais de 20 anos de experiência no Brasil e nossa comprovada credibilidade no mais alto nível dos padrões kosher, a agência certificadora americana OK Kosher Certification Laboratories, é uma das maiores e mais respeitadas do setor no mundo.
Agências internacionais como a OK, mantêm operações e atividades significativas em várias regiões do mundo. Essas agências são estruturadas com um respeitável conselho rabínico gerenciando dezenas de coordenadores que, por sua vez, supervisionam centenas de representantes de campo (auditores).
Nossa organização mantém políticas e procedimentos claramente escritos, que foram desenvolvidos com aproximadamente 100 anos de experiência. As agências internacionais como a OK Kosher Certification, têm experiência nas áreas de ciência e fabricação de alimentos.
Possuímos sistemas internos de alta tecnologia que fornecem eficiência e precisão de dados. Oferecemos assistência profissional de especialistas dedicados aos nossos clientes.
A ampla aceitação do selo OK Kosher Certification, significa maior alcance de mercado.