(11) 99626-4555
Brasil
brasil@ok.org
Dicionário Kosher

Dicionário Kosher

Principais conceitos da alimentação Kosher

ASHKENAZI – Todos os judeus com ascendência de origem europeia.

BISHUL ISRAEL – Qualquer comida feita por um judeu.

BITUL - Quando alimentos não kosher são misturados, por acidente, com alimentos kosher. Dependendo da proporção entre as substâncias permitidas e proibidas, o produto pode ou não ainda ser considerado kosher.

CHALAV STAM – Produto lácteo, de origem animal, produzido por um não-judeu e sem supervisão rabínica constante.

CHALAV YISRAEL – Produto de origem láctea, incluindo queijo e leite, produzido sob rigorosa supervisão rabínica, desde a ordenha, até a sua embalagem.

CHAMETZ – Produtos como trigo, aveia, cevada, trigo espelta e centeio que ficaram úmidos por, pelo menos, 18 minutos. São produtos fermentados que não são permitidos em Pessach, a festa da libertação judaica.

FLEISHIG ou BASSARI – Termo utilizado para denominar alimentos à base de carne ou seus respectivos utensílios.

GLATT KOSHER – Carne que possui o mais alto nível de kashrut, e que não deixa dúvidas. Trata-se de um padrão elevado kosher, utilizado ao se verificar animais de grande porte, como bois, por exemplo, para certificar que sua carne está ou não conforme os padrões das restrições dietéticas judaicas.

HALACHA – Código de leis judaicas.

HASHGACHÁ – Certificação/supervisão de kashrut que é assinada por um rabino ou mesmo uma organização de kashrut. Ou seja: é a supervisão rabínica de gêneros alimentícios.

HECHSHER - Certificação de kashrut assinada por um rabino ou selo fornecido por uma agência de certificação de kashrut reconhecida.

KASHER – Alimentos que podem ser consumidos conforme os preceitos judaicos, idem a kosher.

KASHER LEPESSACH – Além das leis normais de kashrut, existem regras de produção de alimentos sem levedura, livres de chametz, para serem consumidos em Pessach, a Páscoa Judaica.

KASHERIZAR – Procedimento da produção de alimentos kosher. Utilizado também para descrever o processo de preparação de equipamentos ou utensílios que foram usados, anteriormente, com alimentos não kosher e que poderão, após esse processo, serem usados para os produtos kosher.

KASHRUT – Indica todo modo de preparo dos alimentos conforme a lei judaica.

KLI – Recipiente, também chamado de Kli Rishon (primeiro), panela, frigideira ou outro item da cozinha que foi aquecido pelo fogo. Já o Kli Sheni (segundo) é uma panela ou qualquer recipiente onde a água ou comida de um kli rishon foi derramada.

KOSHER FOR PASSOVER – Aponta, além dos requerimentos normais de kashrut, as regras de produção de alimentos, sem levedura, aprovados para serem consumidos em Pessach, a Páscoa judaica, festa da libertação.

MASHGUIACH – Supervisor da kashrut de um estabelecimento comercial, responsável pela produção de produtos kosher. Sua supervisão é indispensável para a Kosher Certification.

MEHADRIN – O maior nível de rigor com relação à supervisão kasher, onde não há nenhuma leniência e todos os produtos são kosher.

MEVUSHAL – Vinho kosher que foi pasteurizado.

MILCHIG ou CHALAVI – Alimentos e utensílios de leite.

PARVE – Alimento que não tem ingredientes nem de carne, nem de leite, que é neutro, e que pode ser misturado com outros ingredientes kosher. Os itens parve são, principalmente, as frutas, vegetais, legumes, grãos, ovos, peixes kosher etc.

PAS ISRAEL (ou PAT ISRAEL) – Bolo ou pão feito por um judeu.

PAS PALTER (ou PAT AKUM) – Pão feito por um não judeu.

POSKIM – Eruditos em leis que têm o poder de tomar uma decisão a respeito da Halachá nos casos em que as autoridades tradicionalmente consultadas se mostram inconclusivas ou nas situações em que não há precedente prévio e claramente estabelecido na lei judaica.

SEFARADI – Todos os judeus de origem espanhola, portuguesa, do norte da África e Oriente Médio.

SHECHITÁ – Modo próprio, kosher, de abater animais para consumo.

SHOCHET – Profissional autorizado a abater a carne kosher conforme rege a tradição judaica.

TAREF – Alimento não kosher.

TOLAIM – Vermes. Para um alimento se tornar casher, é necessário verificar e remover todos os vermes das saladas, verduras, frutas, frutos e demais antes de serem consumidos.

TORÁ – A palavra Torá literalmente significa "instrução”. É o Livro Sagrado entregue por D-us para Moisés e transmitido ao povo judeu, através dos cinco livros (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio).