Também conhecido como kashruth ou kashrus na tradição asquenazita, é o termo que se refere às leis alimentares do judaísmo.

CHOLOV ISROEL – é o leite ou seu derivado cuja produção esteve sob constante supervisão rabínica.
CHOMETZ – produtos fermentados que não são permitidos em pessach, a páscoa judaica.
FLEISHING ou BASSARI – derivado do yidish “fleish” – meat.termo usado para denominar alimentos a base de carne ou seus respectivos utensílios.
GLATT KOSHER – carne que está de acordo com o mais alto nível de kashrut, e que não deixa dúvidas.
HASHGACHÁ – certificação de kashrut assinada por um rabino ou uma organização de kashrut
MASHGUIACH – o supervisor da kashrut de um estabelecimento que produz um produto kosher. a sua presença na produção é indispensável para a certificação kosher.
KASHERIZAR – termo usado nos procedimentos da produção de alimentos kosher.também é usado para descrever o processo de preparação de equipamentos ou utensílios utilizados anteriormente com alimentos não kosher e que poderão, a partir desse processo ser utilizados nos produtos kosher.
KASHRUT – o termo geral usado para indicar todo aspecto de preparo de alimentos de acordo com a lei judaica e próprio para a mesa judaica.
KOSHER FOR PASSOVER – além dos requerimentos normais de kashrut, existem regras de produção de alimentos sem levedura para serem consumidos em pessach- páscoa judaica.
MEVUSHAL – termo usado para indicar que o vinho kosher foi pasteurizado.
MILCHIG ou CHALAVI – termo proveniente do yidish usado para indicar alimentos e utensílios de leite
PAREVE – um termo que indica que o alimento não contém nem carne nem leite e pode assim ser misturado com outro ingrediente kosher.os itens pareve são basicamente as frutas, vegetais , legumes, graõs, ovos , peixes kosher etc.
SHECHITA – é a maneira própria de abater os animais kosher para consumo.
SHOCHET – a pessoa profissionalmente autorizada a abater a carne kosher de cordo com a tradição judaica.
TAREF – termo que indica o alimento não kosher.